quarta-feira, 25 de março de 2015

RESENHA CRÍTICA- GATTACA



A história do filme Gattaca dirigido por Andrew M. Niccol, se passa em um período futurista, nele pode-se ver uma nova sociedade, que é controlada pelo Estado sobre a concepção social da qualidade dos genes, na qual esta manipulação genética acabou criando novas espécies de preconceitos e divisões sociais, de uma certa maneira legitimada pela ciência.
Esta ideia de manipulação genética está interligada a ideia de Eugenia, neste conceito as pessoas não são definidas pela cor, raça ou cultura e sim pelos seus genes. Nela existem seres humanos que estão destinados a desaparecer para que assim a raça humana seja “melhorada”. Segundo os estudiosos desta Eugenia daqui a alguns anos os bebês podem ser concebidos com características genéticas pré-definidas que tornam eles “seres perfeitos”, por meio da fertilização In Vitro.
Este filme mostra uma versão futurista de um mundo Eugênico no qual a procriação ocorre em laboratórios, criando assim uma criança sem defeitos genéticos. Os pais que desejam utilizar desta técnica têm-se a oportunidade de escolher e manipular características que deseja que existam em seus filhos, criando assim seres perfeitos aos olhos desta nova sociedade.
Este processo acaba por criar uma diferença entre os indivíduos apontando assim quem são as pessoas aptas para ocuparem cargos elevados, como resultado final as pessoas são rotuladas como Válido, conseguem os melhores empregos, e competições, e os Inválidos, são os imperfeitos com predisposições genéticas para doenças e deficiências.
O filme aborda também este assunto que pode refletir no futuro, que a historia da vida de um homem que é excluído da sociedade, por ter nascido com limitações físicas. Esta característica levou ele ocupar uma posição negativa na sociedade, que é de uma pessoas inválidas impedida de exercer um papel de um ser humano como outro qualquer com direitos e deveres.
Este tratamento diferenciado termina refletindo no caráter deste homem que troca de identidade para tentar provar que ele é capaz de exercer uma função assim como qualquer outra pessoa normal. Pois de fato as pessoas podem ter uma limitação, mais nem sempre os impedem de realizar seus sonhos e ser excluído da sociedade.
Gatacca traz nada mais nada menos, do que a ideia de manipulação genética. O irmão de Vincent foi concebido através dessa, e por isso sua saúde é superior a dele, isso se deu porque seu DNA foi manipulado, retirando-se características consideradas ruins, então o individuo resultante desse processo era considerado melhor que os não geneticamente manipulados.




Equipe- Bianca Freitas, Evilly Oliveira, Lis Lima, Renata Sharin e Rosane Souza

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O filme traz uma visão de seres "perfeitos" e "imperfeitos". Essa categoria aparece pela manipulação genética onde o jovem do filme Vicente tinha problemas e era considerado assim imperfeito, a sociedade o descriminava devido que não houve manipulação genética nele e assim ele nasceu com imperfeições. A eugenia é o plano de fundo desse filme, podendo trazer inumeras questões pra ser levantada principalmente a questão de que se o gene de VIcent fosse manipulado ele não seria do jeito que ele era.

    ResponderExcluir
  3. Gattaca, a experiencia genética é uma trama que expressa a sociedade em um futuro próximo, na qual a segregação não se pauta a etnia, gênero ou cor, mas se dar a nível genético, sua população é dividida entre “inválidos”, nascidos de relações biológicas, e "válidos", frutos de uma seleção genética in-vitro que intenta conferir as possíveis melhores características ao perfil genético humano.consequentemente são os "válidos" “cidadãos” portadores de acessibilidade as melhores posições em organizações de emprego, e serviços de qualidade, ficando o grupo de “inválidos” marginalizados às funções mais básicas e menos “nobres” e segregados da elite da sociedade em questão.
    Vincent Freeman, protagonista é fruto de uma relação biológica declarado imperfeito ao olhos da sociedade retratada.o ponto de partida do filme começa quando Vincent ultrapassa e vence seu irmão numa disputa de natação, motivando-o a superar suas limitações.O termo EUGENIA plano de fundo de Gattaca, diz respeito a aplicação de técnicas de melhoramento genético em seres humanos, sendo uma questão sensível a discussão, pelo fato de alguns declararem que haverá o abuso da discriminação resultante de uma categorização de quem é apto e quem não é apto para a reprodução.No sec. XX políticas de “higiene e profilaxia social”, foram implementadas em alguns países para exterminar portadores de problemas físicos e mentais,na Alemanha nazista por exemplo o antissemitismo levou a inúmeras experiencias em judeus e a milhões de mortes, isso significa que grande parte do conhecimento cientifico atual se deve a exploração e aversão contra judeus.
    De modo geral podemos ver este filme como critica a uma sociedade que já vem sendo pensada há alguns anos... Hoje através das pesquisas do genoma humano já podemos decidir quem nasce ou morre, segundo análises médicas do perfil genético do embrião,mas , o filme nos mostrar que apesar de suas limitações coagidas pela sociedade, existe uma energia potencial imensa em cada um de nós chamada determinação.

    ResponderExcluir
  4. Gattaca, um dos pontos mais interessante é o título do filme, onde usa as letras das bases nitrogenadas que compõem o DNA: timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A). Esse filme aborda um futuro onde as pessoas são geneticamente modificadas, para chegar a perfeição, isso acontece antes do seu nascimento onde decide até a personalidade, onde os humanos concebidos da forma “tradicional”, ou seja, sem a ajuda da engenharia genética, seriam vistos como limitados e inferiores, enquanto os indivíduos com genomas desenvolvidos em laboratórios seriam verdadeiros corpos perfeitos.
    Outro ponto importante do filme que surge uma dúvida: será que o mapeamento genético avalia o real potencial de um indivíduo? Com base no filme, podemos dizer que não. Vincent não morreu aos 30 anos como foi previsto logo após o seu nascimento, os problemas de concentração não o impediram de estudar e adquirir conhecimento de física e astronomia e o seu problema no coração também não foi um empecilho para que ele obtivesse ótimo condicionamento físico. Esses são apenas alguns aspectos que revelam que o teste de quociente genético, como qualquer outro tipo de descriminação que parte de uma fundamentação científica, pode estar equivocado.
    Ou seja, o filme nos traz a ideia da eugenia, seria esse o futuro do homem? até em que ponto o homem pode moldar a natureza?

    ResponderExcluir
  5. O filme é bastante instigante ao tocar num ponto presente na sociedade atual: a busca pela perfeição do corpo, além de trazer uma discussão em torno do válido e do inválido. Desse modo, Gattaca expõe as relações e posições sociais, bem como a segregação da sociedade entre àqueles considerados indesejáveis e os que se distanciam desse perfil. Para além da designação do válido e do inválido, o filme expõe a busca dos considerados inválidos para se aproximar do modelo ideal desejável, não apenas em função da vontade individual mas para tornar-se desejável socialmente. A trama mostra em contrapartida, que os esforços da ciência para disseminar essa eugenia espalha uma onda de procedimentos científicos para melhoramento genético para camuflar o indivíduo real corrompendo sua identidade. A trama perpassa num ambiente futurista, numa sociedade com suas raízes ideológicas fincadas para a disseminação dessa eugenia que na sociedade atual pode parecer estar à parte, no entanto, caminha-se em sua direção.

    Milena Passos

    ResponderExcluir
  6. Fazendo uma percepção e uma irteligação a Eugenia apare em destaque nesse filme.Mostrando uma versão futurista de um mundo Eugênico no qual a procriação ocorre em laboratórios, criando assim uma criança sem defeitos genéticos.
    A utilização de exames que detectam doenças genéticas por companhias de seguro e plano de saúde e o uso de bancos de controle de DNA, assim nesse contexto do filme Vicet o ator principal que tem imperfeições se "apropria" de todas as caracteristicas de um ser humano genéticamente perfeito para conseguir uma vaga na escola espacial

    ResponderExcluir
  7. Gattaca pode ser dito como um filme futurista e com padrões distópicos, tudo começa quando a sociedade é dividida entre inválidos e os perfeitos, inteligentes e bem sucedidos. Vincent é um considerado invalido, ele sofre de miopia e arritmia cardíaca e possui um sonho de fazer uma viagem espacial para explorar fora do planeta se une com Jerome Eugene que é um homem inteligente e que já foi bem sucedido, mas ficou paralitico, com a ajuda do irmão de Jerome eles transformam Vincent em Jerome através de manipulação genética, pois os genes de Jerome são considerados perfeitos então se Vincent tiver esses genes não será mais considerado um invalido e ele poderá realizar seu sonho e assim ficaria responsável por manter o padrão de vida de Jerome. Podemos fazer associar o contexto do filme( eugenia) com o que Darwin propôs em 1859, ele acreditava que poderia melhorar o ser humano através da ciência e foi assim que aconteceu, através da ciência Vincent fez uso das características de ser perfeito de Jerome para assim conquistar seu sonho.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O filme conta a historia de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente, vivendo numa comunidade em que a maioria das pessoas foram projetadas geneticamente para serem perfeitas, mostra a evolução da tecnologia influenciando em todos os setores da vida humana, inclusive na reprodução. No filme os perfeitos ocupam as melhores posições, os imperfeitos, aqueles que apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica, são denominados de inválidos e ocupam os posições menos privilegiados da sociedade. Isso é o que acontece com um dos personagens, que era faxineiro mas tinha o sonho de viajar pelo espaço. É possível relacionar o filme com o texto “Do holocausto nazista à nova eugenia no século XXI“ na parte que aborda sobre fertilização in vidro onde os bebes são projetados com todos os avanços da genética, e também com a reprodução eugênica onde eram criados os seres perfeitos sem falhas genéticas.

    ResponderExcluir
  10. O filme em si retrata uma teoria social, em que a sociedade em um futuro próximo divide sua população entre seres humanos “inválidos”, nascidos de relações biológicas e seres humanos perfeitos, frutos de uma seleção genética. Sendo assim, os seres humanos perfeitos tem acesso as melhores posições em organizações privadas e estatais, e serviços de qualidade, ficando o grupo de “inválidos” encarregados às funções mais básicas e menos populares.
    Vincent Freeman, nascido com imperfeições para os padrões da sociedade ao qual pertence, ele tem um sonho que é viajar para fora do planeta terra, e desde a infância já mostra a determinação que irá fazer na adolescência.
    Com uma chance em cem de ter uma vida longa, ele decide passar por uma transformação radical e assume literalmente a vida de Jerome Eugene Morrow, um “perfeito” que ficou paralítico em uma de suas aventuras. Porem, a superação de Vicente ocorre quando ele e seu irmão Anton fazem uma disputa a nado, que já havia sido vencida por Vincent na adolescência, mas que não foi bem aceito pelo irmão “perfeito” Anton, e Vincent então faz uma confissão: “Eu consegui, porque não guardei energias para a volta”. Mostrando com isso o quanto ele é determinado. O pano de fundo o Eugenismo, é superado pela vontade, pela determinação.
    Neste filme podemos ver como critica uma sociedade que já vem sendo pensada há alguns anos e impõe doutrinas à sociedade visando suas necessidades, fazendo com que pessoas menos esclarecidas sejam facilmente dominadas. Hoje em dia através do genoma humano podemos controlar se um bebê vive ou morrer, cor dos olhos, tipo de cabelo entre outras coisas.
    A ciência e suas tecnologias pode nos levar a um tipo de sociedade mais preconceituosa do que já é, gora não apenas de suas aparências físicas ou religiosas e sim pela forma genética e julgar quem é superior ou não.

    ResponderExcluir
  11. Pouco ou nada se sabe sobre a história da eugenia. Conhecê-lá , é de fundamental importância face as situações concretas da atualidade.
    Conceitos nos dizem que na luta pela sobrevivência muitos seres humanos nos eram não só menos valiosos, porém eram destinados a desaparecer. Com esses conceitos culminou uma nova ideologia de melhoria de raça humana por meio da ciência.
    No filme percebemos a tendencia de Vincent para doenças que complicaria a realização de seu sonho de ser astronauta. As dificuldades de Vincent tornaria o mesmo desfavorecido perante a todos os seres humanos.Sendo que é natural do ser humano ter ou não habilidades. E Vincent na busca de tornar o sonho de ir para o espaço real resolve, utilizar de tecnitas a Eugenia. Escondendo sua real identidade genética. Nos tempos de hoje a Eugenia se esconde por trás de outro nome a "genética humana". By: Juracy Barroso

    ResponderExcluir
  12. O filme GATTACA aborda uma sociedade futurista onde as pessoas são manipuladas geneticamente antes mesmo do nascimento para a criação de seres humanos que se aproxime de uma perfeição genética, evitando assim a pré disposição à anomalias e doenças genéticas. Essa seleção genética divide a sociedade entre dois grande grupos: As pessoas perfeitas (aqueles que foram selecionados geneticamente por isso apresentam boas características genéticas), e os inválidos (aqueles que foram concebidos naturalmente e que por isso não foram selecionados geneticamente podendo herdar características genéticas ruins, como pré disposição a doenças por exemplo).
    Os indivíduos perfeitos recebem os melhores empregos e as melhores oportunidades na sociedade, entretanto aqueles considerados inválidos são destinados a trabalharem nos piores empregos e são limitados a desempenhar diversas funções na sociedade.
    A eugenia é a palavra chave desse filme, pode-se perceber que a nova estrutura social permite a criação de novas formas de preconceito, como no filme a sociedade busca uma perfeição genética, todos aqueles que não podem contribuir com seus "bons genes" são marginalizados, tendo inclusive seus direitos suprimidos.
    Apesar de o filme parecer se distanciar muito da atual realidade, hoje já se discute manipulação genética a partir de técnicas como clonagem e seleção de genes, com o avanço nas pesquisas sobre o genoma humano é possível a seleção do sexo e das características dos indivíduos, entretanto a manipulação genética HUMANA ainda é considerada anti ética, apesar disso a seleção genética em animais e vegetais torna-se a cada dia mais presente e as discussões sobre manipulação genética em humanos é a cada dia mais forte. A manipulação genética em humanos possibilitaria o desaparecimento de diversas anomalias genéticas e pre disposições a doenças, mas será que a manipulação genética criaria uma evolução da raça humana ou destruiria a humanidade....

    ResponderExcluir
  13. “Gattaca” é um filme de ficção científica que aborda temas como tecnologias reprodutivas e eugenia.
    Na sociedade futurista do filme, o Estado tem controle sobre a visão social da qualidade genética, que é legitimada pela ciência, o que gera preconceitos e divisão da sociedade em Válidos e Não-válidos. Os Válidos são frutos da combinação genética planejada, lhes são disponibilizados os melhores cargos. Os Não-válidos são gerados naturalmente, por essa razão são propensos a doenças e deficiências, e são menos favorecidos na sociedade.
    O filme conta a história de dois irmãos, Vincent Anton e Anton. O primeiro é um Não-válido e tem uma perspectiva de vida de 30 anos. Ele tenta realizar o sonho de ser astronauta, mas para isso precisa superar os limites impostos ao seu destino.
    O texto “Do Holocausto Nazista à Nova Eugenia no Século XXI” de Andréa Trevas Maciel Guerra, fala sobre o desenvolvimento das teorias eugênicas, seu aproveitamento por movimentos raciais e como ela se dá na atualidade, como através da fertilização in vitro, diagnóstico pré-natal, aborto terapêutico e clonagem reprodutiva.
    O filme “Gattaca” esboça uma versão de um paraíso eugênico e levanta questões éticas sobre as tecnologias de reprodução.

    ResponderExcluir
  14. O filme Gattaca mostra até que ponto os avanços tecnológicos podem influenciar a vida dos seres humanos. A ciência evoluiu tanto através do tempo que possibilitou o surgimento de uma nova concepção de melhoria da raça humana. Percebe-se no filme que grande parte dos indivíduos foram projetados para serem geneticamente perfeitos; esse aspecto reforça a ideia de que a eugenia vem se refugiando sob o rótulo “genética humana” como explica Andréa Guerra em seu texto: “Do holocausto nazista à nova eugenia do século XXI”.

    A ideia de que o melhoramento genético pode ser visto como elemento importante e capaz de minimizar as patologias sociais fica evidente no filme quando há a divisão de setores da sociedade, isto é, entre pessoas imperfeitas que possuem algum tipo de deficiência física ou mental e pessoas perfeitas que não possuem nenhum tipo de deficiência.

    Vicent, por exemplo, era dotado de uma inteligência, mas possuía problemas que o tornava inválido para exercer a profissão que tanto sonhava. A partir do momento em que ele assume outra identidade e utiliza meios tecnológicos capazes de torná-lo aparentemente uma pessoa perfeita e, portanto válido para a corporação, fica evidente a ideia de que a eugenia passou a ser vista como ciência prestigiosa.

    ResponderExcluir
  15. O filme GATTACA mostra uma versão moderna da eugenia fazendo a correlação entre eugenia e fertilização in vitro, no filme os embriões são segregados entre os que apresentam defeitos genéticos e os que não apresentam defeitos genéticos, esta era a base da procriação em uma sociedade extremamente futurista que buscava a tal "perfeição", pensava que essa prática poderia sanar todas as imperfeições que para eles estaria no corpo físico, pois, sendo imperfeito seria incapaz de alcançar o sucesso.
    A atual eugenia se mostra presente nos avanços de pesquisas sobre a genética humana, que se baseia no DNA e nas manipulações que podem ser feitas em cima dele, estudos avançam ainda mais ao descobrir técnicas que permitem detectar problemas genéticos no bebê. A partir dai é possível pensar na fertilização in vitro, que é colocada então como uma solução onde é possível manipular e modificar as características do bebê ainda enquanto embrião para que este não venha a ter doenças, “imperfeições”, descartando a possibilidade de um aborto terapêutico. A junção dessas duas vertentes está presente no filme, porém, em um momento em que os avanços tecnológicos é que fazem toda a diferença e caracteriza todo o contexto trazendo uma abordagem diferente atentando para a mesma questão. A fertilização in vitro é colocada então como uma solução.

    ResponderExcluir
  16. Filme muito interessante, que tem por enredo principal “Experiência Genética”. Engloba problematizações bastantes discutíveis como, por exemplo, a teoria da superioridade, sendo que o s seres originados a partir de relações biológicas são os inferiorizados, enquanto os indivíduos provenientes de seleção genética, compõe a elite (os que podem evoluir), ou seja, os seres perfeitos ou coisa do tipo. É perceptivo no filme um movimento de desumanização, através da inferiorizarão de uma parte da população ( povos de Deus) utilizando de artifícios ou facetas visando justificar a superioridade desses seres provenientes de seleção genética induzindo a acreditarem que eles, o povo Deus, não podem, não são capazes, são os inferiores...

    ResponderExcluir
  17. Gattaca,é um filme interessante que aborda a questão de como será as relações futuras do homem, além da questão do avanço tecnológico. É clara a abordagem da diferença de indivíduos gerados biologicamente dos que são feitos por meio de fertilização In Vitro. Dessa forma pode perceber a interferência da tecnologia, na criação do ser, onde uma pessoa gerada biologicamente por motivos naturais pode possuir doenças ou até mesmo características que não se encaixem ao padrão da sociedade do filme; já os mesmos gerados por meio artificial, pode ser geneticamente modificado, sendo apto as características exigidas. Desta maneira, é perceptível a imposição da ciência até mesmo para garantir um emprego. No caso de Vicent, o personagem principal do filme, que por ser gerado naturalmente não se encaixa ao padrão e como possui o sonho de ir ao Espaço, burla o sistema “mudando de identidade”, utilizando características genéticas de Jerome, um indivíduo gerado artificialmente, e com suas características genéticas modificadas. Um termo bastante relacionado ao filme é a “eugenia”, que basicamente possui a definição de “nascer bem”. Algo que acontecia na Alemanha Nazista, que executava procedimentos testando a genética humana e tinha um ideal da superioridade da raça Ariana. Tendo assim a relação direta do filme com os nazistas, onde ocorra a imposição de características para um bem nascido.

    ResponderExcluir
  18. O filme, como outros já apresentados, relata a experiência de como seria um novo modelo de sociedade no futuro, onde a classe alta seria a dos mais capacitados, os “perfeitos geneticamente” ou que foram selecionados geneticamente e a classe baixa, a dos normais, os “sem alterações genéticas” ou que foram selecionados naturalmente. A tecnologia está cada vez mais avançando e aumentando a expectativa de vida do ser humano. No filme, é possível que os pais escolham todas as características físicas e genéticas do filho, inclusive podem evitar que o mesmo possua algum tipo de anomalias e doenças genéticas. O laboratório desenvolve seres humanos altamente capacitados, capazes de serem bons atletas, ao mesmo tempo, bons alunos, bons em todos os sentidos, desde o físico ao mental.
    Andréa Guerra em seu texto: “Do holocausto nazista à nova eugenia do século XXI”, deixa de forma circunstanciada sobre a idéia de que a eugenia vem se refugiando sob o rótulo “genética humana”.
    Para esclarecer como se dar essa divisão, o filme deixa nítida a diferença social que existe ou existirá. As pessoas perfeitas genéticamente, são as que possuem mais privilégios na sociedade, como: Emprego bom, são os melhores profissionais, são mais preparado para o esporte, entre outras séries de fatores que dão prestígios dentro da sociedade. Porem, aqueles considerados inválidos são destinados a trabalharem nos piores empregos e são limitados a desempenhar diversas funções na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: pensei que tinha postado antes, mas por algum problema o qual não faço ideia não publicou. Quando fui olhar hoje, percebi e corrigir o erro rapidamente.

      Excluir
  19. O filme é de grande importância aonde, Gattaca mostra uma sociedade em que as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência.É muito interessante aos pais que anseiam ter filhos se tem a chance de manipular a influência mútua entre seus DNAs podendo assim gerar filhos com o melhor ajuste de qualidades genéticas possível. Todo esse processo acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Não acho interessante quando se impõem que aos validos são proporcionados os melhores empregos e as chances que os inválidos não se têm nem oportunidades de frequentar alguns lugares. O filme mostra todo esse processo entre dois irmãos, um que se tem a maneira natural, e o outro que é manipulado geneticamente, que traz bastante curiosidade de assitir o filme por inteiro.

    ResponderExcluir
  20. Gattaca se passa em um período futurista, onde a sociedade é organizada por um espécie de Eugenia Genética, ou seja, são definidas a partir da sua chamada qualidade genética. O filme retrata o surgimento de um novo tipo de divisão social, baseada no avanço científico que atualmente já tem se mostrado. A manipulação genética já é uma realidade, que tende a tornar a vida "manipulável". A ideia de seres perfeitos surge da possibilidade de retirada dos causadores de doenças ou seleção das melhores condições físicas e mentais. Essa nova lógica criaria dois grupos, como é relatado do filme, crianças com características pré-determinadas, os considerados os "bem-nascidos", e as crianças nascidas de maneira convencional, considerados "inválidos”. Os questionamentos perpassam pela discussão de o código genético ser uma propriedade individual, questões de vaidade e estética. Até que ponto a modificação muda o curso natural da vida? Será uma nova evolução da espécie humana ou as crianças se tornarão produtos? A humanidade não seria resultados do acaso genético?

    ResponderExcluir