terça-feira, 17 de março de 2015

RESENHA CRÍTICA - DIVERGENTES

A resenha critica abaixo aborda questões de ciência e tecnolgia, e problematicas percebidas no texto a ser trabalhado em sala de aula: “O CORPO BIOCIOBERNÉTICO E O ADVENTO DO PÓS-HUMANO” trazendo ganchos para interligações.




RESENHA CRITICA

Em uma Chicago futurista os habitantes são divididos em cinco facções para que se preservar a ordem e a paz. São elas: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Cada facção é encarregada de um setor da sociedade. Na trama Beatrice tem que escolher a sua facção mais acontece que ela descobre ser um tipo outro raro inclassificável, ele é uma divergente. Beatrice carrega consigo características de facções distintas, e o seu destino é um mundo de possibilidades o que no futuro totalitarista do filme é visto como uma ameaça.  A percepção que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.

         Um filme desse porte tem varias questões para se levantar problemáticas. Analisando o filme e relacionando com o texto “O CORPO BIOCIOBERNÉTICO E O ADVENTO DO PÓS-HUMANO”. No texto traz um trecho que diz: “ Claude Beaune chamou de autómatas uma nova espécie de criatura viva dotada de uma inteligência semi autônoma ou capacidade de adaptação. No filme Beatrice saiu de uma facção para se adaptar em outra que foi a abnegação, ou seja ela se adaptou e se relacionar de uma forma manual nessa nova facção e nesses novos desígnios que ela teria que seguir enfrentando o medo porque afinal, divergente é um pouco de cada facção.  Pensar na questão de “mofar”, “formatar” o corpo humano para exigências e possibilidades de uma era pós-humana, mudar de facção é isso você mudar o seu viver no cenário do filme, e formatar a sua “essência” como se tivesse apagando uma memorial de computador para receber novas informações e novas tarefas a serem cumpridas. No filme a facção erudição pode ser considerada o “centro” da trama do filme em questões de dominação, manipulação, e bastante conhecimento. A erudição está com o conhecimento em suas mãos, o conhecimento é a única solução lógica para o conflito portanto, o poder mais está na responsabilidade da erudição e por isso eles não querem que os “divergentes” nesta sociedade, pois o divergente é o contrario dele e são seres dotados de mais conhecimentos.

          No texto fala-se sobre redes neurais, que é meio que uma manipulação do cérebro da pessoa por sistemas computacionais. Os testes de aptidão das facções são elaborados por meio do soro e de maquinas controlando o cérebro do jovem, as maquinas podem apresentar habilidades de aprendizagem uma qualidade tão essencial aos seres inteligentes. Beatrice foi manipulada em um teste dentro da sua facção para que ela pudesse meio que se livrar de um determinado perigo criado por uma maquina, como ela é divergente diferente dos outros se livrava em pouco tempo e a “projeção” do seu pensamento era visto em publico pela facção erudição, esse contexto se encaixa com o corpo plugado devido que o corpo da jovem ficou plugado no computador demonstrando fluxo de informações que era a imagem de seu pensamento que estava sendo projetado à hora e este foi o nível de imersão ela foi mergulhada pela maquina para acontecer essas imagens necessárias para a erudição ver se ela era capaz de está na abnegação, a imersão através de avatares entra nesse contexto, pois tem momentos que ela entra em combate com o seu próprio eu, ou seja, uma outra parte dela. A telepresença é o desenvolvimento da localidade de Beatrice, se ela esta presente ou distante, seu corpo parado na maquina, se mexia, fazia gestos devido ao que estava acontecendo em sua mente.

        A manipulação que a líder a erudição fez implementando chips em todos da audácia para perceber a presença de algum divergente devido a ameaça que eles apresentam devido a hipótese de serem melhores, a facção erudição utilizada do seu conhecimento e inteligência para correr atrás deles, e acabam descobrindo Beatrice e quatro começando assim o embate contra a erudição. A erudição é todo o conhecimento tecnologia, de ciência dessa Chicago futurista. 

Equipe: Ana Bárbara, Ana Karoline, Milena Santana, Paula Gabriele e Pedro Maia

21 comentários:

  1. Uma parte do filme “Divergentes” que é interessante de ser discutida é uma das últimas partes, na qual os membros da Audácia- facção responsável pela proteção, nela encontram-se os guerreiros, os protetores- têm chips instalados em seus corpos que quando ativados os indivíduos são totalmente controlados por computadores, sendo “desligados” do seu próprio corpo, as pessoas não conseguem controlar suas próprias atitudes e são submetidos a atitudes de extrema brutalidade que são controladas por outras pessoas através de computadores.
    Uma discussão do texto “O corpo Biocibernético e o advento do pós-humano” que trata deste assunto é a parte de múltiplas realidades do corpo mais precisamente no corpo plugado de alguma maneira, seja ela por meio do cérebro ou conectados diretamente em computadores. Esta ideia de corpo plugado tem como características a entrada e saída de fluxos de informação, dai pode-se tirar as ordens que são passadas e tomadas por meio da conexão dos chips ao computador.
    Outra característica acerca do tema é a que quando os corpos estão plugados, eles sempre apresentam algum nível de imersão, o texto traz a informação de que o sistema perceptivo do usuário fica submergido até um certo ponto, quanto mais o sistema técnico for capaz de cativar os sentidos do usuário e bloquear os estímulos que vêm do mundo exterior, mais o sistema é considerado imersivo. No caso do filme pode-se dizer que os indivíduos estão totalmente imersos, não sabendo nem aonde estão, nem muito menos o que estão fazendo, é como se “sua alma” estivesse em outro lugar, dormindo, enquanto seu corpo está no local ordenado seguindo o que está sendo mandado.

    ResponderExcluir
  2. Ao longo do filme a todo tempo os personagens são submetidos a treinamentos e esforços físicos e mentais para que assim possam ser modelados baseados nas ideias e atividades da facção que fazem parte, neste caso a Audácia. O texto “O corpo Biocibernético e o advento do pós-humano” abrange o tema do corpo remodelado no qual visa a manipulação estética da superfície do corpo.
    O filme mostra que estes corpos são remodelados através de técnicas de aprimoramento físico como, técnicas de luta, musculação, condicionamento físico através de corridas, além do que são ensinados também o manuseamento com diversos tipos de armas. Esta remodelagem do corpo acontece porque nesta facção é necessário que se tenha um condicionamento físico, além de treinamentos intensivos, isso porque esta é responsável pela proteção.
    Diferentemente dos indivíduos que já nasceram nesta facção e já estão sendo treinados desde cedo para seguir este futuro, os novos participantes deste meio é preciso passar por um processo intensivo de remodelação, passando por situações extremas. No corpo remodelado, as transformações se operam visando à superfície do corpo, esta remodelagem intensifica o funcionamento especializado do interior do corpo, isso só acontece por causa da manipulação genética, onde as pessoas são identificadas a partir da facção ou não, onde os não identificados são divergentes, isso só acontece por causa da genética, já que são aplicados nestes uma substancia com um chip onde consegue identifica-los.
    Outro aspecto abordado no texto é de que o corpo é colocado sob vigilância das máquinas para diagnóstico médico, no filme a todo o momento ocorre essa vigilância por meio de máquinas que conseguem passar imagem do cérebro humano, assim além de controlar esse remodelamento também conseguem controlar o comportamento dos indivíduos, controlando as atitudes dos mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Este filme foca a sobrevivência de um povo de uma Chicago futurista, na mesma cidade de “Eu, robô”, onde é mais realista comparado a “Eu, robô” isso porque é mais utópico, as inteligências artificiais do que a manipulação genética e novas expansões não carnais do corpo, apresentado em Divergente.
    O projeto Genoma, que visa decodificar a estrutura genética do humano, onde se refere que o homem é um ser de códigos. Para que a partir dessa idéia foram criadas algumas substancias, tanto para a identificação de sua facção quanto para a manipulação da mente.
    Outro ponto em questão é a realidade do corpo plugado por telepresença, os usuários que se movem no ciberespaço, nesse caso ao filme, o ciberespaço é substituído por lembranças da mente, onde o corpo é teletransportado para um cenário montado por lembranças e medos, o corpo do participante, vê, toca e se movimenta por lugares distantes graças às conexões, lembrando muito a cena de “Matrix”, onde são plugados para a matrix, nesse caso nos seus testes.

    ResponderExcluir
  4. O filme Divergente, traz com se um enredo futurista, onde os habitantes da cidade são divididos em facções de acordo com as características que os mesmo possuem. Algumas questões que podem ser relacionadas com o texto: O CORPO BIOCIBERNÉTICO E O ADVENTO DO PÓS-HUMANO. Quando se fala do individuo Divergente no filme, pode-se se relacionar com o que Claude Beaune, chamou de uma nova espécie de criatura que será dotada de uma inteligência semiautônoma ou com a capacidade de adaptação, assim no filme a protagonista é Beatrice, uma jovem da Abnegação que quando faz o teste, descobre que é uma divergente, ou seja, tem aptidão para todas as facções.
    Escolher a participação em outra facção sem ser a de seu nascimento ou até mesmo saber que pode ser adaptar a qualquer facção como é o caso dos divergentes, é pensar na questão de mofar ou formatar o seu corpo humano para exigências e possibilidades de uma era pós-humana, mudando o seu viver, recebendo novas informações e novas tarefas a serem cumpridas na sociedade.
    O texto trás os conceitos de Redes Neurais e sobre o Corpo Plugado e isso pode ser bem relacionado com esse filme. Redes Neurais seria à imagem de funcionamento do cérebro, que é visto com uma enorme matriz de neurônios que são interconectados, ao configurar neurônios individuais em redes complexas, no filme isso pode ser visto quando os jovens são submetidos a testes de aptidão das facções. Os mesmo são elaborados por meio do soro e de maquinas controlando o cérebro do jovem, as maquinas podem apresentar habilidades de aprendizagem uma qualidade tão essencial aos seres inteligentes. Já quando se fala de Corpo Plugado, está se falando de um corpo manipulado no computador para a entrada e saída de fluxos de informações. No filme isso é visto é visto em duas partes, quando Beatrice ficou plugado no computador para fazer o teste final para pertencer a Audácia, assim é demonstrando fluxo de informações que era a imagem de seu pensamento que estava sendo projetado. Também aparece no final do enredo quando a líder da Erudição começa a instalar chips nos membros da audácia para os mesmo caçar os divergentes, e os controlavam através de um computador, temendo assim o aparecimento de uma nova facção que seria dos divergentes. O que ela não sabia era que esse chip de controle não funcionava nos indivíduos caracterizados como Divergentes.

    ResponderExcluir
  5. o filme aborda como é possível uma transformação do ser humano através dos avanços tecnológicos. O filme mostra as pessoas que tem sua suas mentes modificadas com uso da tecnologia e que acaba não se dando conta do que ta acontecendo ao seu redor , pois na verdade eles estão sendo treinados para destruir eles mesmo. Esse treinamento é feito no filme com o propósito de homegenizar uma só facção , mais com isso termina que excluído pessoas que possui ideologias diferente . Alem de mostrar a capacidade de liderança em um determinado grupo ,que usa de todos os meios para entrar na mente das pessoas.
    Separando assim a sociedade em facções ,onde uma delas que é a usa de todas as armas para assumir o poder. AS pessoas que não consegue chegar ao treinamento até o final, ou não desenvolver suas habilidades de forma nobre são mortos ou excluídos do grupo. Praticamente o exercito que tem como o principio de proteger a sociedade mais termina controlado sendo por maquinas, com a finalidade de destruir pessoas . Isto tudo se da idéia a uma nova construção do ser humano, que tem seu corpo reprojetado para enfrentar a sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Trata-se de bom filme, que retrata uma sociedade de um período futurista, onde dividia-se em facções a fim de preserva a “ORDEM E A PAZ”. Levanta problematizações muito interessante, como por exemplo, o teste de aptidão por meio do soro e de máquinas controlando o cérebro, onde tinha por objetivo identificar a partir de habilidades de resoluções de problemas, a que grupo o individua pertencia. Interessante também quando uma jovem em meio a esses testes, após passar por rigorosos testes físicos e psicológicos descobre possuir características que à difere de todos os outros, não se enquadrando em nenhum dos grupos, pois possui habilidades que à rotula em mais de uma "FACÇÃO". Em meio a tudo isso, a fim de manter-se em um “padrão”, ela opta pelo grupo que acha que mais se identifica, mas não demora muito para aparecer as primeiras inquietações.

    ResponderExcluir
  7. Como já foi relatado por muitos,o filme mostra uma Chicago do futuro onde o pós-humanismo está presente e visível durante o filme como a manipulação genética e o esquadrinhamento do corpo.
    É percebido logo no inicio do filme que os corpos devem ter sidos manipulados geneticamente, isso por que reagem ou não a uma determinada substancia que instiga o cérebro conferir a sua facção ou não, havia cinco facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição e Franqueza. Quando não identificava sua facção isso representava que o sujeito se tornara Divergente.
    Um outro assunto em pauta é sobre as expansões não-carnais da mente, no caso do filme acontece uma especie de esquadrinhamento do corpo, em que a mente passa a ser invadida pela tecnologia, onde o corpo é virado pelo avesso e devolvido como imagem, onde no filme utiliza o medo para recriar um cenário na própria mente sendo observada por qualquer um.

    ResponderExcluir
  8. O filme Divergentes aborda uma sociedade futurista dividida em 5 facções, cada indivíduo deve encaixar-se em apenas uma dessas facções, aqueles que possuem características que os encaixe em mais de uma facção são perseguidos e mortos pelo devido ao fato de não poderem ser controlados.
    Durante o filme percebe-se a intensa busca pela manipulação corporal inicialmente realizada pelos treinos intensivos, que objetivam condicionar mente e corpo a um padrão pré-determinado de acordo com cada facção. Nos momentos finais do filme essa manipulação torna-se ainda mais intensa com a implantação de chipes nos membros da audácia, esses chipes condicionam o cérebro a ser comandados por outras pessoas a partir de computadores, o texto “O corpo Biocibernético e o advento do pós-humano” trata sobre esse assunto a partir do ponto de vista das múltiplas realidades do corpo.
    Com a implantação dos chipes, percebe-se que os únicos que não podem ser manipulados são aqueles que não condicionam-se a apenas uma característica “os divergentes”. Durante o filme pode-se perceber as viagens pelas lembranças feitas pelos personagens e monitorados por equipamentos eletrônicos, o que faz uma analogia as redes neurais.
    O filme é bastante interessante e traz consigo reflexões bastante interessantes a cerca da interação homem e máquina e até que ponto essa interação não interfere na nossa autonomia como seres humanos.

    ResponderExcluir
  9. O filme DIVERGENTE como muitos outros, foi baseado em um livro de mesmo nome da autora Veronica Roth, a quem diga que adaptação ao cinema não atendeu ao esperado, eu particularmente não li o livro logo as minhas criticas serão superficiais. A trama é realmente interessante , em um mundo futurista pós guerra destaca-se uma garota tímida e calada por ser "diferente" e não se encaixa no modelo de sociedade vigente.Enfim.A trama nos traz diversos tópicos a serem questionados e debatidos tanto no âmbito social em referencia as facções que se define como a organização social característica daquela sociedade diferente mente de classes sociais tão como no âmbito tecnológico, a superprodução dispunha de realidades virtuais para os testes de aptidão, o uso de nanotecnologia no implante de chip´s de controle de mente e etc. Agora relacionando o filme ao texto O CORPO BIOCIBERNÉTICO E O ADVENTO DO PÓS-HUMANO que é o objetivo geral do comentário., se anteriormente passamos por processos de homonização, humanização e desumanização atualmente estamos nos deparando com o que denomina-se pós-humanização, a formatação do corpo humano para torná-lo biomaquinal este e ouros temas são abordados pelo texto, com relação a DIVERGENTE o texto traz um sub-tópico intitulado:O corpo plugado.Neste, relata a existência de um processo gradativo de encurtamento e rompimento de distancias entre o corpo e interfaces no ciberespaço, ou seja neste processo de pós humanização já se é possível efetuar o controle e fluxo de dados de um computador com destino ao cérebro humano e consequentemente para todo seu corpo.Por fim se acaso o filme não agradou o gosto de alguns o jeito é esperar o os outros restantes.mas, nisso tudo o que me causa grande duvida é o fato de querer saber porque os grandes estúdios hollywoodianos vem produzindo ultimamente filmes de caráter futurista e com novos padrões de sociedades ,alguns exemplos: jogos vorazes, equilibrium, gattaca e tantos outros. Quem souber diga-me por favor kkkkk, até a próxima!!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O filme se passa em Chicago, no futuro, onde a cidade é toda protegida por grandes cercas de ferro para não ter invasões de outros lugares. Na cidade, os habitantes são divididos em 5 facções para que se manter a ordem e a paz. São elas: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Cada facção é encarregada de um setor da sociedade.
    Os mais novos precisam escolher se querem continuar na sua facção de nascença ou fazer parte de outra, mas se sair é definitivo. Para ajudar a decidir, são feitos testes de aptidão esses de certa forma manipula o cérebro da pessoa. Porem se não se encaixar em uma facção é considerada uma divergente, como a protagonista do filme que quando faz o teste, descobre que é uma divergente. No filme os divergentes eram caçados e correm risco de morte, por isso ela teve que esconder esse segredo e decide ir para a Audácia, seu sonho.
    O filme mostra a manipulação das mentes, o uso da tecnologia para dominar e destruir ao mesmo tempo, é perceptível como cada grupo se identifica, eles criam suas identidade diante da comunidade. Percebe-se também a formatação do corpo humano para que ele responda as exigências das facções, no filme percebemos a presença dos Pós-humanos que é corpo integrado com partes humana e não humanas que é os chips que são implantados nos personagens para impedir qeu outra facção seja criada, ondes os mesmos passam por transformações, exceto os divergentes, os chips não funcionavam neles.

    ResponderExcluir
  12. Pode-se afirmar que o filme é um tanto excêntrico e moderno, o filme gira em torno de Beatrece que passa a ser chamada ao longo do filme de Trece, a cidade em que ela vive é dividida entre cinco facções para que assim seja possível manter a paz, ela e sua família fazem parte da facção da abnegação , facção esta conhecida por serem caretas e altruístas são responsáveis pelo governo. No entanto, quando Beatrece e seu irmão chegam a uma determinada idade que é necessário decidir a qual facção eles iram fazer parte, mas para isso é preciso fazer um teste vocacional, no dia do teste ela se encontra nervosa com medo de descobrir que não faz parte da facção que foi criada, por isto ter que abandonar os pais e com medo de descobrir que faz parte e ter que voltar para a mesma. O autor entra em um mundo de tecnologias bastante desenvolvidas podendo assim entrar na mente do ser humano através de uma substancia ingerida, e assim é realizado o teste vocacional entram na cabeça e através de imagens dos pensamentos de Trece mas não descobrem sua vocação, seu resultado foi inconclusivo, ela não se encaixa em nenhuma categoria.
    Trece é uma divergente , ninguém controla ela. Divergentes são como dito acima pessoas que não se encaixam numa categoria, numa facção, o sistema das facções é composto de células, essas células são as pessoas que fazem parte delas, por esse motivo são vistas como ameaça para o sistema das facções. A facção chamada de Erudição tem o objetivo de tomar o poder da abnegação, para isso planeja criar um exercito , podemos associar com texto O corpo biocibernético e o advento do pós humano na parte que diz “em estratégias pós-evolucionistas para reprojetar o corpo humano biologicamente mal equipado para enfrentar seu novo ambiente extraterrestre”, pois é isso que a Erudição esta fazendo reprojetando o corpo humano e mente das pessoas a partir do desenvolvimento das tecnologias, até mesmo dando injeções com substancias possíveis de melhorar o desempenho, é como se estivessem querendo criar novas criaturas. Trece por representar uma ameaça é caçada por esta facção , mas não conseguem o objetivo de mata-la , ela no período de estagio na Audácia ela adquiriu uma inteligência e uma capacidade de se adaptar , tornando-se forte, corajosa e esperta, seu corpo foi reformulado para se adequar a novas coisas.

    ResponderExcluir
  13. Este Filme nos trás a ideia de um advento pós-humano mais próximo, onde nos confere a ideia das interfaces do corpo- mente. Com suas virtualizações, entre as referencias citadas pelo autor do livro "cultura e arte do pós-humano" o que se aproxima das ideias de Gareth Branwyn em 1993 onde este menciona uma tecnomitologia, onde o corpo consiste "morfa", "formatar", respondendo as exigências e ás possibilidades de uma era pós-humana, onde no filme, acontece quando os jovens vão descobrir qual a sua ficção. Onde são aplicados uma substancia, onde seu corpo reage a esta substancia afirmando sua escolha na ficção e Roy Ascot, em meados de 1995, se refere á consciência que se expande para além do organismo humano, isso acontece quando a personagem This, enfrenta seus medos dentro da mente para melhorar seu desempenho como alguém da ficção audácia. By: Juracy Barroso

    ResponderExcluir
  14. O filme Divergente, como alguns outros filmes (Jogos vorazes, Correr ou morrer...), apresenta um novo modelo de sociedade que venha ter a possibilidade de existir no futuro. Divididos em 5 facções, todos trabalham na manutenção da cidade, desempenhando funções em diferentes setores. Cada facção tem um determinado nome e cultivam virtudes específicas, são elas: Abnegação - Que cultiva o Altruísmo; Amizade - Que Cultiva a Harmonia, a Paz e o Perdão; Audácia - Que Cultiva a Coragem e a Ousadia; Franqueza - Que Cultiva a Verdade, a Justiça e a Imparcialidade; Erudição - Que Cultiva o Conhecimento e a Lógica. Cada indivíduo quando alcança certa idade deve escolher onde se encaixar, apenas uma dessas facções possui características que esse indivíduo possa se adequar. Já os que se enquadram em mais de uma facção são perseguidos e mortos pelo devido fato de não poder ser controlados. Esses são os chamados Divergentes. Para a construção do novo modelo de sociedade, pode-se perceber os que detem o poder, aqueles que têm mais conhecimentos, informações importantes que possa manter o controle da sociedade. Para que ocorra isso, deve-se de alguma forma manipular o corpo e fazê-lo ser obediente ao que os possuidores do poder querem. É facilmente perceptível no filme, como os corpos são manipulados, cada pessoa sabe identificar sua facção devido a alterações genéticas que algumas substancias que são tomadas fazem-nos direcionar ao seu dever e papel na sociedade. Após a escolha da facção pela qual o indivíduo queira ficar, o mesmo é passado por vários testes onde fica submetido a viagens feitas pela lembrança e ao mesmo tempo sendo monitorado por computadores que passam as imagens do comportamento de funcionamento do cérebro e sua enorme matriz de neurônios interconectados, ao configurar neurônios individuais em redes complexas, passando assim informações para as maquinas cheias de habilidades que além de simular as situações para que o indivíduo encare seus medos, possa assim também ver os limites do mesmo e consequentemente fazendo o julgamento de qual facção esse indivíduo realmente pertence.
    No fim do filme são implantados chips nos membros da audácia, fazendo com que sejam manipulados por computadores realizando uma descorporificação e uma nova recorporificação e novas expansões não-carnais da mente, como cita no texto “O corpo Biocibernético e o advento do pós-humano” na pag. 200. Cap. 6 - As múltiplas Realidades do Corpo.

    ResponderExcluir
  15. No filme é perceptível que os jovens possuem uma facção de sangue e para que possam mudar a facção é preciso tomar uma decisão definitiva. O teste de aptidão pode ser entendido como uma auto ajuda, isto é, através de um soro que estimula parte do cérebro é possível ver imagens da mente humana que representam o medo e por meio deste medo pode-se determinar as habilidades dos jovens.
    A evolução tecnológica presenciada pelo filme denota o contexto das profundas transformações que a humanidade vem encarando. O teste de aptidão em que transmissores permitem observar imagens da mente humana possui bastante similaridade com as técnicas de Realidade Virtual abordada no texto “O CORPO BIOCIOBERNÉTICO E O ADVENTO DO PÓS-HUMANO”. Isso porque permite conciliar o sistema sensório humano com bancos de dados de um computador.
    Tratando-se das redes neurais, é possível construir sistemas computacionais capazes de aprender com a imagem do funcionamento do cérebro. Os testes de aptidão são elementos cruciais que permitem compreender as profundas transformações da sociedade em termos de tecnologia e, além disso, uma forma abrangente de que futuramente a distinção entre o natural e o artificial irá tornar-se cada vez mais complexa.

    ResponderExcluir
  16. A história se passa em Chicago em contexto social e histórico futurista. A sociedade é divida em 5 classes: Abnegação, que tem os outros como prioridade, Franqueza, a sinceridade, Amizade, o amor e a paz, Erudição a busca do conhecimento e Audácia, a incansável proteção da cidade. Divergente é um ser hibrido, que se adequa as varias classes e por isso tem o funcionamento do seu corpo diferente dos demais. Essa característica os torna perigosos à organização dessa sociedade e por isso são mortos. A personagem principal Triz é ensinada a todo tempo como não agir como uma divergente para não ser descoberta, o que lhe traria sérios riscos. O sujeito hibrido no texto de Lúcia Santaella "O corpo biocibernético e o advento do pós-humano", é apresentado como o sujeito pós-humano, transformado a partir novas tecnologias, pela arte e pela ciência. Tris descobre que a Erudição quer assumir o controle daquela sociedade tomando o poder da Abnegação. O desejo é purificar o povo pela transformação da sua “natureza humana”, eliminando suas fraquezas criando seres manipulados. O caminho utilizado foi à manipulação genética, assumindo o controle de Audácia e tentando promover a dizimação dos integrantes de Abnegação. Esse caminho evidencia a discussão do texto de Santaella, onde a crescente tecnologia digital aproxima os limites entre a vida natural e artificial. Audácia passa a ter sua expressão, sua comunicação e interação controladas por Erudição, que representa a ciência. Equipara-se ao conceito do filósofo Pierre Lévy de revolução noolítica (salto antropológico), onde a biotecnologia e as novas tecnologias permitem a modificação das capacidades cognitivas do Homem. O texto fala em corpo molecular, ou seja, o corpo resultado de manipulação genética.

    ResponderExcluir
  17. Divergentes" é um filme futurista que tem algumas partes interessantes a serem pensadas de acordo com o que está sendo trabalhado em sala. Como no momento em que Beatrice tem que fazer o teste de aptidão para saber que facção escolher, tomando um líquido e assim tendo o cérebro manipulado, para ver como se saia em algumas situações. Em outra parte do filme, cada integrante da facção Audácia faz um teste no qual a pessoa reproduz todos os seus medos e tenta da melhor maneira se livrar deles, assim testando seu subconsciente, vendo se era apto a estar naquela facção e era também a forma de saber se a pessoa era divergente, isso era feito com o auxílio de máquinas usadas mais uma vez para manipular o cérebro humano. Podendo ser relacionado com o texto : Corpo biocibernetico e o advento do pós humano. Pelo conceito de redes neurais que ele trás, sendo neurônios conectados à redes. Assim como a última parte do filme quando é inserido chips nos participantes da facção Audácia, fazendo com que o seus cérebros fossem controlados por computadores, através de um programa feito para isso, sendo também levado em consideração o nível de imersão dos corpos nesse momento, o nível no qual a pessoa fica submergido e bloqueando os estímulos naturais, como relata o texto.

    ResponderExcluir
  18. Esse filme Divergentes no seu decorrer traz uma vasta amostra do campo da Tecnologia e da Ciência .
    No momento do filme em que os componentes da Audácia são colocados para dormir, e em seguida os seus pesadelos são mostrados numa tela é um exemplo disso. Aí se tem uma amostra do corpo plugado, onde os usuários tem seus corpos plugados em um computador para a entrada e saída de fluxos de informações.
    Ainda nessa discussão dos sonhos serem postos em evidência e assistido por outros entra corpo esquadrinhado, ele trata do corpo que é posto sob a vigilância das máquinas, sob essa máquina o corpo é virado do avesso, sendo invadido e devolvido como imagem.
    Em Divergentes percebe-se que os integrantes da facção ao decorrer do tempo vão criando músculos e se tornando mais fortes. Então pode ser trazido em questão o corpo remodelado, que tem como objetivo o controle estético da superfície do corpo. Ou seja, vai criar um corpo construído através de algumas técnicas como ginástica, musculação. E isso pode ser observado facilmente em Beatrice e nos outros componentes da Audácia, que ao longo do filme tem seus corpos modificados.

    ResponderExcluir
  19. Divergente é um filme que se passa numa Chicago futurista que possui elementos que podemos relacionar com o avanço da tecnologia e suas particularidades. O filme é uma historia que uma sociedade é controlada através de um liquido, em que esse liquido dirá qual personalidade cada individuo possui. Porem, existe os Divergentes que possui mais de uma personalidade, e isso os tornam um perigo para a sociedade, fazendo com que sejam caçados e exterminados. A relação com o texto se dá através do corpo e a mente estarem conectados a um certo tipo de tecnologia que as controlam. Após ver o filme e ler o texto, podemos nos perguntar até onde a tecnologia pode chegar? Será que vamos ser substituído por máquinas? Essas perguntas podem ser extremistas, mas não impossíveis de acontecer.

    ResponderExcluir
  20. Divergente é um filme de ação, suspense e ficção científica que se passa num cenário futurista, pós-guerra na cidade americana de Chicago. Os remanescentes da guerra criaram um sistema com o objetivo de trazer ordem e paz aos habitantes. A sociedade foi dividida em facções, sendo elas: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Cada facção possui características específicas e desempenham funções em diferentes setores. Os indivíduos que possuem aptidão para mais de uma facção são denominados divergentes e constituem uma ameaça à ordem do sistema instaurado.
    A personagem principal, Beatrice, cresceu na Abnegação, porém o teste de aptidão revela que ela é uma divergente. Ela decide seguir para a facção Audácia , onde enfrenta duros treinamentos para garantir o seu lugar.
    O texto “O Corpo Biocibernético e o Advento do Pós-Humano” de Lúcia Santaella fala sobre uma nova era de revolução tecnológica, psíquica e cultural constituída no desenvolvimento de um corpo híbrido caracterizado pela presença da tecnologia digital que encurta os limites da vida natural e artificial.
    No filme é possível observar características da tecnologia sobre o corpo humano no monitoramento dos corpos, análises de performance e controle sobre corpos e mentes.

    ResponderExcluir
  21. O filme “divergente” traz uma abordagem sobre a manipulação da mente seja por chips, ou com a mente plugada ao computador, de qualquer forma mostra como a tecnologia está imersa até mesmo nas relações de poder. Chicago após muitos anos depois de ter sido devastada por uma guerra é reconstituída e se torna então a Chicago futurista onde são formadas facções, estas facções servem para manter a linha de poder e a harmonia entre todos, já que todos pertencem a uma facção não há disputas por poder, exceto quando o assunto é pessoas que se classificam como divergente. Essas pessoas possuem maior poder no que se refere a ter mais conhecimento do que as outras facções tendo aptidão para todas as outras.
    O texto traz uma reflexão pertinente no filme no momento em que fala sobre o corpo plugado, trazendo a ideia da manipulação da mente quando os jovens em fase de teste deve se submeter a testes psicológicos em que suas mentes são conectadas ao computador para saber a qual facção pertence, com o corpo plugado as informações podem ser passadas da mente da pessoa diretamente para o computador, é algo estranho e bem próximo de nós, já ouvi falar na ideia de que nos estados unidos já estão pensando na ideia de implantar microchips. Há também no filme a inserção de chip nas pessoas, para se ter o controle das mentes com objetivo controlar os revoltosos quando alguns resolvem se rebelar contra a erudição na luta por poder, as pessoas são controladas por um computador através dos chips implantados, onde elas não podem ouvir, nem tem consciência do que estão fazendo apenas obedecem a comandos.

    ResponderExcluir