sábado, 2 de maio de 2015

Filme da semana! O homem bicentenário

Ficha técnica: 

Gênero: Ficção Científica

Direção: Chris Columbus

Roteiro: Nicholas Kazan

Elenco: Embeth Davidtz, Oliver Platt, Robin Williams, Sam Neil, Wendy Crewson

Produção: Gail Katz, Laurence Mark, Mark Radcliffe, Michael Barnathan, Neal Miller, Wolfgang Petersen

Fotografia: Phil Meheux

Trilha Sonora: James Horner

Duração: 131 min.

Ano: 1999


Sinopse: 

Uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai aprensentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. É o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.



Trailer:



Equipe: Elane Sacramento, Kaio Max Paixão, Luana Boudoux, Luana Santana e Maiara Moraes.

5 comentários:

  1. O filme O Homem Bicentenário conta a historia de um robô que foi comparado com a finalidade de realizar atividades domésticas, e de inicio tinha a desconfiança da família pelo fato de ser um robô. Porem, com o passar do tempo essa desconfiança foi se perdendo e a família passou a ter a confiança da família e ainda fazer amizades. Com isso o seu dono Sr. Martin percebeu q o Andrew tinha qualidade q ia além de um robô, que aos poucos foi mostrando que possui personalidade própria, inteligência, sentimento e outras habilidades característico de ser humano.
    O filme nos traz a reflexão de até onde a tecnologia pode chegar, ou seja, será que vamos ser substituídos por máquinas? Isso é uma pergunta que muita gente ta se perguntando e não sabe a resposta. Por isso temos que saber valorizar oq o ser humano tem de qualidade e saber explorar essas qualidades no momento certo. Por mais que a sociedade esteja vivendo em um mundo globalizado e cheio de tecnologias e novas máquinas q são surpreendente, não podemos deixar que esses avanços tecnológicos consiga tirar as qualidades dos seres humanos, que por via das contas também é impressionante, não é atoa que quem cria as máquinas somos nós.

    ResponderExcluir
  2. O filme mostra a possibilidade de um robô incorporar características humanas e desenvolve-las. Para a sociedade mostra que o desenvolvimento das tecnologias à medida que é vantajoso pode ser prejudicial para a humanidade como é possível perceber cada vez mais a substituição massifica de pessoas por máquinas em indústrias bem como em afazeres não muito complexos. Dessa forma as tecnologias podem se apresentar não apenas como uma alternativa para se garantir melhor eficiência como também pode sobrepor a utilidade humana nos processos seja ele qual for trazendo a reflexão de até onde as tecnologias se desenvolverão e se chegaremos ao ponto em que as máquinas, de forma autônoma, desenvolva novas habilidades, se aproximando de nós quanto a espécie humana.

    ResponderExcluir
  3. O filme O Homem Bicentenário mostra a história de um robô que dura cerca de 200 anos. Seu criador e seus descendentes mudam partes do robô, para mantê-lo atualizado. A cada nova mudança, ele passa a ter características humanas. Levando em conta que a ciência num futuro breve poderá produzir robôs com aparências humanas e capazes de imitar nossas ações, podemos refletir sobre os argumentos apresentados pelo juiz, onde o robô Andrew não pode ser considerado humano. Alguns filósofos poderiam argumentar que um robô por ser programado para executar tarefas gravadas em sua memória virtual e não agir por sua própria vontade, não pode ser considerado humano por não ser livre. Ao realizarmos uma tarefa como levantar um copo d'água fazemos porque decidimos fazê-lo e não porque recebemos uma ordem ou que qualquer força externa nos obrigou a fazer. Este filme nos questiona, ao nos mostrar mesmo que subtendido a substituição da mente humana pelos adventos da tecnologia, será que viraremos maquinas programadas a operar aquelo estabelecido em um computador? a tecnologia deve ser usada com consciência, porque assim como facilita nossas vidas elas podem também se tornar o pior problema de uma nação.

    ResponderExcluir
  4. o filme conta a historia de uma família que adquiriu um robô para executar as tarefas humanas , o que acontece é que esse robô começa a ter vontade e a capacidade de agir como uma pessoa comum.A família foi moldando esta maquina ao seu dia a dia e ao seus costumes, Isto nos levam a pensar em um futuro bem distante , onde máquinas poderão substituir humanos através do uso da tecnologia, e trazendo cada vez mais a sociedade para o mundo virtual, A tecnologia esta cada vez mas dominando as atividades humanas, e pode causar dependência para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu vi esse filme no ano passado e acho que você deveria ver Refém Do Miedo porque sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Naomi Watts e Oliver Platt neste filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, Filme Refém Do Medo vão passar na TV, por se acaso você não tenha visto, essa será uma excelente oportunidade e garanto que você não irá se arrepender.

    ResponderExcluir