sábado, 2 de maio de 2015

Resenha Crítica - Capitão América 2

                           O filme Capitão América 2 é uma continuação do primeiro adaptada e inserida dos anos após os acontecimentos em nova York de os vingadores, em que o capitão já esta adaptado ao mundo real e se vê numa situação complicada por ter que encarar um velho amigo como um forte vilão.
                          O cenário do filme se passa num mundo de conhecimento totalmente avançado. O filme é baseado na trama em que a Hidra infiltrada na S.H.I.E.L.D cria um sistema ultrassecreto, onde através de satélites eles rastreiam qualquer pessoa do mundo e podem mata-la com armas de fogo. Quando Capitão América descobre isso ele não concorda, então vira um inimigo dessa corporação, tendo poucas pessoas de dentro ao seu lado.
                         O filme traz a tona as possibilidades de recorporificação, quando o amigo do Capitão América surge com o organismo totalmente modificado, sendo quase um ciborg, e remete a nanotecnologia quando tem seu organismo modificado e  aumenta a sua capacidade física. 
                         Atualmente , é possível ver essa modificação feita em pessoas, onde são implantados próteses de braços, pernas , e diversas partes do corpo humano, porém para ajudar e melhorar a vida dessas.
                         A S.H.I.E.L.D mostra mais uma vez o seu alto poder tecnológico quando aparece com a hologramas em reuniões, onde pessoas que estão em outro lugar são projetadas e podem ser vista em imagens tridimensionais, e interagir com quem esta presente no local.  A Hidra por sua vez, aparece com um potencial grande, onde conseguiu prender a mente de uma pessoa em um computador, ficando ele plugado a este , dando a ele uma vida artificial.

                        Capitão América 2 traz a ideia de que certos grupos secretos dispõem de uma tecnologia até então desconhecidas pela sociedade, que podem trazer beneficios, ou por outro lado podem ser hostis, como é o exemplo do filme. O que remete ao pensar se alguma organização no mundo que disponha de uma ciência extremamente avançada já criou, ou está criando algum tipo de tecnologia que pode por em risco a vida das pessoas, e até que ponto a tecnologia é boa para a sociedade.

                                                                             Equipe:
Bianca Jessica Freitas Ferreira
Evilly Oliveira dos Santos
Lis Lima Reis
Renata Sharin B.M. Souza
Rosane Lais de Souza Cruz

23 comentários:

  1. O filme é bem empolgante repleto de cenas de ação. A Hidra antiga organização do regime nazista enraizou-se na S.H.I.E.L.D,e passou a controlá-la, visando exterminar as possíveis ameaças, neste caso O Capitão América e sua trupe.para controlar o mundo.
    O filme explora bastante assuntos do que diz respeito a tecnologia, por exemplo o Dr. Zola, cientista personagem do primeiro filme, consegue sintetizar-se enquanto organismo virtual ou seja , ele se alguma forma consegue projetar sua consciência em forma de um software capaz de controlar o mundo, o que remete a IA( inteligência artificial).A cenas do filme que trabalham a nanotecnologia, por exemplo, O Capitão América pensava que seu melhor amigo estava morto, no entanto o Dr. Zola capturou e o implementou parte robóticas, além do aumento da capacidade físicas (lutar, correr ,resistência). A Hidra alveja ter o poder dos aero-porta-aviôes com poder bélico suficiente para exterminar o mundo, ou seja há a uma discussão de que em nossa sociedade existe sim organizações e estados que possuem recursos tecnológicos que ameacem o mundo. A tecnologia é uma evolução ou regressão?

    ResponderExcluir
  2. Capitão América é um filme que remete bastante a essas questões tecnológicas principalmente o poderio de alguns sobre tais tecnologias ou até mesmo outras ainda desconhecidas. O filme remete ao potencial americano, principalmente por ter sido criado num cenário de rivalidade com a União soviética após a 2° Guerra Mundial. Assim a linha de filmes Capitão América demonstra o potencial da América capitalista referente ao seu poder bélico e principalmente de desenvolvimento tecnológico. O filme alcança novas fronteiras demonstrando o desenvolvimento da ciência aliada à tecnologia para aprimoramento humano, trazendo nessa perspectiva o conceito de nanotecnologia. O filme ajuda na reflexão sobre até que ponto se pode investir na aplicação dessas tecnologias desenvolvidas que embora seja para melhoramento genético, como o próprio filme aborda, podem ser prejudiciais. É absorvível também a reflexão a respeito das tecnologias atuais quanto às suas fronteiras que podem não existir fazendo pensar que essa tecnologia já considerada avançada pode ser substituída por outra com maior potencial que já pode existir, mas que pode estar restrita a alguns grupos que podem se utilizar dela da forma que lhe for conveniente ainda que se apresente como uma tecnologia que pode ser prejudicial, como vem acontecendo com a nanotecnologia que embora seja uma tecnologia muito desenvolvida e útil é, em alguns casos, utilizada para finalidades fúteis.

    ResponderExcluir
  3. O filme capitão America 2, remete a questionamentos de suma importância, como por exemplo se há de fato necessidade de introduzir cada vez mais conhecimentos tecnológicos na construção de armamento bélico, chegando ao ponte de ameaçar a vida de todos os seres humanos quando todo esse poderio cair em mãos erradas como ocorreu com a hidra, uma antiga organização nazista que introduziu-se na S.H.I.E.L.D,se apossando de todo recursos tecnológicos, visando exterminar as possíveis ameaças. Uma cena bastante interessante mostrada no filme, também foi quando o Capitão America vê que seu principal inimigo nada mais é que seu melhor amigo, que depois de capturado pelo inimigo sérvio como cobaia em experimentos, aumentando suas capacidades físicas. Trata-se de um filme bastante interessante, atual recomendado para amantes de filmes de ação e pesquisas do âmbito cientifico.

    ResponderExcluir
  4. Capitão America 2 é um filme de interesse estadunidense onde mostra a sua supremacia e o poder belico contra outros paises, o filme passa a ideia de que os estados unidos sempre esta sendo vitima dos terroristas! Mostrando que a sua tecnologia esta a serviço do bem com o capitão america adorado por todos.
    Relembrando um velho inimigo dos EUA, o nazismo.
    O longa tende a demostrar a utilização da tecnologia nazista a serviço do mal e as experiencias genéticas usadas apos a 2° guerra mundial que afetaram a população.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é uma continuação de muita tensão e ação onde o Capitão América luta para exibir sua força enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo o momento. A transação maligna é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo que não se esperava o soldado invernal. È um filme de grande luta do capitão contra os seus inimigos. Tendo também a presença do avanço da tecnologia, juntamente com a ciência se alcançando o aprimoramento humano, que ainda não era conhecida pela sociedade, apresentando questões tecnológicas, podendo se analisar se trás benefícios ou prejudica a sociedade. O filme vem da potencialidade americana, a concorrência e conflitos da União Soviética e a 2° guerra mundial.

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é uma continuação de muita tensão e ação onde o Capitão América luta para exibir sua força enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo o momento. A transação maligna é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo que não se esperava o soldado invernal. È um filme de grande luta do capitão contra os seus inimigos. Tendo também a presença do avanço da tecnologia, juntamente com a ciência se alcançando o aprimoramento humano, que ainda não era conhecida pela sociedade, apresentando questões tecnológicas, podendo se analisar se trás benefícios ou prejudica a sociedade. O filme vem da potencialidade americana, a concorrência e conflitos da União Soviética e a 2° guerra mundial.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O Capitão América é um herói da Marvel que soube se atualizar para os tempos modernos. Sabe lidar bem com as conspirações e o terrorismo que se abate sobre os dias atuais. A trama se desenvolve após uma missão estranha em um navio da S.H.I.E.L.D, aparentemente sequestrado por mercenários. O Capitão América e a Viúva Negra deparam-se com uma realidade muito inesperada dentro da organização. O filme mostra as possibilidades de mudança de corpo, quando mostra quando o amigo do Capitão América surge com o organismo totalmente modificado, sendo quase um ciborg, e traz a ideia da nanotecnologia quando tem seu organismo modificado e aumenta a sua capacidade física. Este filme traz com ele diversos questionamentos, um deles é o uso desacerbado da tecnologia em um país, ou seja, diante de um recurso tão importante e ao mesmo tempo tão complexo deve-se tomar muito cuidado, porque assim como nos traz benefícios, pode também trazer pontos negativos, e esses pontos pode comprometer toda uma nação.

    ResponderExcluir

  9. O filme do Capitão America 2 aborda temas como o avanço das tecnologias, protética e nanotecnologia, como o Capitão America e o soldado invernal que tiveram seus corpos remodelados,um aprimoramento físico de maquinas muito pequenas programadas para operar no corpo humano, um organismo cibernético , um hibrido entre maquina e organismo.

    ResponderExcluir
  10. O filme Capitão América remete muito as questões tecnológicas. O Capitão América um herói da Marvel que soube se atualizar para os tempos modernos. Tudo acontece depois que o Capitão America se depara com uma situação inesperada dentro da organização S.H.I.E.L.D. No Filme é mostrado as possibilidades de modificações genéticas, quando o amigo do Capitão América surge com o organismo totalmente modificado, sendo parecido com um ciborg, e é mostrado também a questão da nanotecnologia quando tem seu organismo modificado e aumento da sua capacidade física e mental.
    O caso do Soldado Infernal, ter um braço mecânico pode se dizer assim é muito visto no mundo atual com a implementação de prótese em pessoas, como braços e pernas por exemplo.
    A S.H.I.E.L.D tem um poder tecnológico quando aparece com a hologramas em reuniões, com pessoas que estão em outro lugar, já a Hidra é uma potencial prendendo a mente de uma pessoa em um computador, para controla-lo. Assim pode existir essa questão se existe alguma sociedade bem mais avançada que a outra, e que seja de forma secreta.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Capitão América 2 é um filme de ação e, nesse quesito, ninguém vai sair desapontado. Existem muitas cenas de combate entre os diversos protagonistas, seqüência de perseguições de carros e até aéreas e um confronto envolvendo três dos porta-aviões aéreos da S.H.I.E.L.D. Dentre as melhores coisas do filme, está um dos inimigos mais interessantes do Capitão, o Dr. Armin Zola, que já aparece na forma de um cérebro transplantado para um computador. A idéia de ter a S.H.I.E.L.D. sendo comprometida pela organização terrorista HIDRA também foi muito bem aproveitada no enredo, ou seja, a organização que é contra o capitão America agora está mantida dentro de um computador sendo uma tecnologia de ameaça. Esse filme é uma boa reflexão de como se pensar que a pessoa pode transportar o seu conhecimento para uma máquina.

    ResponderExcluir
  14. O filme “Capitão América 2” traz várias abordagens sobre questões científicas e tecnológicas. Ao retratar sobre vigilância, guerra ao terror e questões políticas deve-se citar a S.H.I.E.L.D, que possui tecnologia de ponta e é capaz de monitorar vários acontecimentos que ocorrem na sociedade.

    Tratando-se das questões científicas é importante comentar sobre a ideia de melhoramento genético, que influência tanto Rogers quanto o seu amigo que supostamente teria morrido no primeiro filme. Esse aspecto demonstra como o modo de vida humano poderia ser alterado devido às intervenções biotecnológicas que visam a alteração genética.

    Um texto interessante que traz a ideia de ciência e tecnologia é “O Surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: Uma Revisão”, onde o avanço da tecnociência contribui para as profundas transformações no âmbito econômico, político, social e inclusive da própria pessoa humana.

    Ao comparar o texto e o filme percebe-se que uma das grandes preocupações da CTS consiste em entender os benefícios e malefícios (numa dimensão ambiental e social) provenientes do avanço técnico-científico, e isto pode ser observado no filme através da grande batalha entre os determinados personagens da Marvel que são beneficiados pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  15. Com o capitão já adaptado ao mundo real e se vê numa situação complicada por ter que encarar um velho amigo como um forte vilão. O cenário do filme se passa num mundo de conhecimento totalmente avançado, mostrando como pode ocorrer as mudanças de um corpo o Capitão América achava que seu amigo estava morto, o Dr. Zola capturou e colocou partes robóticas, e aumentou suas forças físicas tornando o organismo totalmente modificado. Além disso ele era um humano que com o passar do tempo e os avanços tecnológicos se tornou uma máquina, com isso podemos ter uma serie de reflexões é possível virar uma máquina, de acordo com o texto temos o humanismo e o pós-humanismo que é quando ele é modificado pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  16. O Capitão América é resultado de alteração genética para propósitos de guerra, o que é muito presente durante a história da humanidade. Depois de uma quebra de avião, o capitão consegue sobreviver e se ver em uma época distinta da que nasceu. No filme Capitão América 2 o personagem já esta habituado ao novo mundo, muito mais tecnológico. O vilão é um velho amigo que reaparece com um organismo artificial, como um ciborg. A trama da HIDRA é baseada na criação de um sistema ultrassecreto de rastreamento de pessoas. O filme traz diversas discussões como a organismos geneticamente modificados, tecnologias de rastreamento e hologramas, a criação de ciborgs, com a implantação de próteses nas diversas partes do corpo humano, vida artificial.

    ResponderExcluir
  17. O filme Capitão América 2 se passa em uma sociedade com um avançado nível de conhecimento tecnológico, dentre vários aspectos o filme aborda a alteração genética com o intuito bélico, além de enfatizar o corpo modificado pela tecnologia, como um organismo resultado da mistura do orgânico com o artificial, percebe-se isso a partir da implantação de próteses mecânicas para substituir partes do corpo.
    O filme é bastante interessante e mostra como a evolução tecno-científica se reflete de forma significativa na sociedade.

    ResponderExcluir
  18. O filme “Capitão América 2: O Soldado Invernal” conta a história de Steve Rogers, o Capitão América, que após dois anos dos acontecimentos em Nova York tenta se acostumar com o fato de que foi congelado e acordou décadas depois de seu tempo. Ele continua trabalhando para a S.H.I.E.L.D. e em parceria com a Viúva Negra ele é obrigado a enfrentar o Soldado Invernal.
    O texto “O Surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: Uma Revisão” de Caroline Vaz, se relaciona com o filme na questão da tecnologia como ferramenta de aperfeiçoamento do corpo humano, onde o Capitão América é resultado de alterações que o torna parte natural e parte artificial.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Nesse segundo filme, a ideia tecnológica que traz é fantástica, lembrando que todas as ideias desse filme são de muito tempo, desde o surgimento dos herois em HQ’s, que vão desde armaduras que possibilitam ter poder de fogo e voo, até se tornar um poderoso fortão verde, mas é nesse filme que é notável o avanço tecnológico e o vislumbre utópico ou não, do que pode-se acontecer com o humano, podendo transpor sua consciência em um computador, remetendo a outros dois filmes “ Transcendence” e “Lucy”, mas no caso de Dr. Armin Zola, este só consegue ficar preso num computador enquanto os outros personagens dos outros filmes citados conseguem mobilidade via internet, mas que já é possível ver isso na franquia dos “Vingadores 2”, que faz interligação com o filme citado, além da transposição podemos ver outro link com “Transcendence” é o aumento da capacidade física dada pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  21. Nesse segundo filme, traz aspectos tecnológicos interessantes e de grande importância humana, a transposição da consciência para uma máquina, corpos biônicos, e aumento da capacidade física através de implementos robóticos. Este filme traz duas reflexões interessantes, a primeira diz respeito as tecnologias atuais quanto às suas fronteiras que podem não existir fazendo pensar que essa tecnologia já considerada avançada pode ser substituída por outra com maior potencial que já pode existir, e segunda é sobre organizações secretas que podem existir para investir nestas.

    ResponderExcluir
  22. O filme Capitão América traz a apresentação do mundo das alterações genéticas que surgem em todos os supere róis das histórias em quadrinho. Essas alterações hoje existem não para adquirir um super poder, mas para eliminar doenças genéticas, a boa aparência física, além de outros traços físicos, como corpo, cor dos olhos, cabelo, entre outros. Além disso, o filme apresenta o comportamento do mundo cibernético, que é quando o Capitão descobre que o seu antigo e pior inimigo agora é um ciborg, organismo artificial que agora se apresenta de forma virtual e mais poderoso. É claro no filme a idéia de que os avanços tecnológicos está cada vez se automatizando e pode se voltar contra nós criadores dela, a raça humana.

    ResponderExcluir
  23. O filme “capitão américa 2” vem discutir varias questões, a primeira delas é a questão do corpo cibernético que está presente no filme no momento em que o Dr. Zola faz modificações físicas no amigo do capitão américa e ele passa a ser quase um ciborg, outra questão tratada no texto é a criação de armas para destruição, onde percebemos que há um avanço tecnológico, porém não para algo útil, o que acontece é que as tecnologias estão aí avançando a cada dia mais e disponível para que qual quer pessoa possa buscar, só que há o lado positivo e o lado negativo visto que pessoas podem utiliza-la para coisas ruins assim como podem ser utilizadas para coisas boas. Depende da consciência das pessoas que a utilizam e de como a utilizam.

    ResponderExcluir