terça-feira, 28 de abril de 2015

Resenha crítica do filme: Brilho Eterno de uma mente sem Lembranças

A tecnologia vem interferindo nas relações sociais e amorosas, no momento em que, indivíduos perceberem que estão sendo fracassados em suas relações amorosas não satisfatórias, tende a se submeter ao mundo virtual ou algum tipo de tecnologia imediatista, que os tirem deste tipo de situação, como mostra o filme “Brilho Eterno de uma mente sem Lembranças”, por exemplo, Joel e Clementine que formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo ate que ao perceber a frustração do relacionamento, Clementine decide esquece-lo, para isso, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Assim, a tecnologia também permite o rompimento das relações conjugais a qualquer tempo sem que se tenha que dar motivos ou justificativas, já que a distância que ela permite, torna este evento menos carregado de sentimentos que gerem culpa ou dívida. (Nascimento, 2007)
Após saber de sua atitude, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo, ele decide superar esta questão, submetendo se ao mesmo tratamento experimental. Desse modo, a tecnologia participa desta lógica oferecendo a realização do desejo dos indivíduos, já que a sociedade propicia mais o isolamento dos sujeitos do que a socialização entre os mesmos. Onde, a sociedade capitalista e imediatista atual não tem espaço para questões de subjetividade, como o amor, por exemplo, já que o homem é o mais individualista e o menos subjetivo possivel, é por isso que alguns casais têm seus relacionamentos afetados.
E por fim o filme humaniza o casal quando Joel afirma para Clementine que quer recomeçar o relacionamento e Clementine inicialmente resiste mais depois concorda recomeçam suas vidas juntos novamente, mostrando que os sentimentos humanos são fortes ao ponto de driblar o tratamento genético.


Equipe: Elane Sacramento, Kaio Max, Luana Boudoux, Luana Santana e Maiara Morais.

Referencia:
Nascimento, Carlize Regina. Do amor em tempos de internet: análise sociológica das relações amorosas mediadas pela tecnologia /Carlize Regina Ogg Nascimento. Curitiba, 2007.

24 comentários:

  1. Tem muitas pessoas que quando acabam relacionamentos tenta o máximo esquecer as pessoas e tocar suas vidas. Como no filme ambas as partes optaram pela a tecnologia para se esquecer os momentos vividos juntos, seria uma coisa desnecessária porque mediante a questões de tempo eles poderiam esquecer naturalmente e um dia não fazer mais diferença alguma. No filme quando Joel percebe que foi deletado do passado de Clementine e resolve fazer o mesmo, o personagem precisa relembrar toda sua história com ela. E na medida em que as lembranças vêm à tona é que elas podem ser apagadas. Na vida real, o mesmo objetivo pode ser atingido, experimentalmente, bloqueando a síntese das proteínas certas. A implicação da tecnologia na vida humana se avança cada dia mais, apagar memorias que já foram significativas é uma questão bastante delicada e pode ser considerada traumática.

    ResponderExcluir
  2. A trama possibilita a percepção de romance e ficção científica ao longo do filme. Joel um homem banal que fica surpreso ao descobrir que a sua namorada Clementine apagou as lembranças do tumultuado relacionamento que tiveram. Desesperado, ele contata o inventor desse processo, para também remover Clementine de suas lembranças. Porém, à medida em que as lembranças de Joel vão desaparecendo, ele começa a redescobrir o seu amor por Clementine. O material fornecido para a discussão sobre esse filme como: a memória e o esquecimento na cultura contemporânea, relaciona com a neurociência. Mesmo com toda essa questão presente no filme de manipulação do cérebro junto com a tecnologia encontrando uma forma de arquivar as memorias, Joel acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

    ResponderExcluir
  3. O filme aborda questões relevantes que vem se encorporando à sociedade atual à medida que as relações sociais são interferidas pelas facilidades oferecidas no “mundo virtual” que estimula ainda mais essas relações pautadas nas redes sociais. Essas relações virtuais ganham força principalmente em decorrência da facilidade das relações desse tipo e pelo fato de a exposição ao outro não ser completa, fazendo com que o indivíduo ofereça de sí uma imagem ou caráter que pode não ser integralmente pertencente à sua identidade, o que possibilita uma construção de uma personalidade com a qual o outro se identifique e interesse fazendo com o indivíduo se molde para fins de agradar o outro havendo aí a ilusão de que se está interagindo com o esperado podendo levar às decepções decorridas de muitas relações que começam desse modo, intermediadas pelas tecnologias e em função dela.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças faz uma comparação entre o homem e os computadores, e o armazenamento das informações. O filme retrata as possibilidades dos seres humanos poderem retirar de suas memórias as lembranças desagradáveis, sofrimentos, perdas que se viveu. Assim o filme nos passa ao universo de máquinas, e faz com que o homem seja uma espécie de computador, que, quando se quer excluir arquivos indesejados é só apertar o botão e assim apagar. Usando assim uma experiência no laboratório, tentando apagar as lembranças que incomodam o indivíduo. Pra isso foi necessário analisar as áreas cerebrais, através de uma máquina, em que essa memória indesejada está inserida. Logo após o paciente ao retorna a sua residência ingerindo um remédio assim dormindo ocorrendo após a formatação dos fatos se iniciam. Já no próximo dia quando se levantar vai ter a sensação de como nada aconteceu.
    Porém, no caso de Joel, personagem principal do filme, um problema começa o afligir, pois lembranças de sua querida Clementine, estão sendo apagadas de sua memória e, dessa maneira, ele começa uma luta incessante lutando contra os efeitos da máquina. Para isso Joel desenvolve uma metodologia em que leva Clementine para que estivessem lembranças que ela nunca esteve, para que estas imagens falsas sejam aniquiladas e não as verdadeiras. O filme trata bastante dos neurônios ,como sendo um conjunto de ligações.Despertando as pessoas que assistem um bastante interesse nessa questão querendo mesmo saber como ocorre,todo esse processo, instigando uma discussão entre a memória o esquecimento na cultura contemporânea e a tecnologia assim expandindo alguns “verdades” e imagens no nosso cérebro.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O filme Brilho Eterno de uma mente sem Lembranças , relata a historia de um relacionamento amoroso sem sucesso, de um casal que convivia anos com a infelicidade , e não conseguia se entender. Após uma discussão , esposa de Joel decide apagar as lembranças desse relacionamento e esquecê-lo através do uso da tecnologia em uma clinica e conseguem . Seu companheiro que não conseguia demonstrar seus sentimentos e tava completamente perturbado com essa historia ,decide fazer mesmo mas no meio do tratamento ele desiste e tenta reverter a situação o e tenta reconquistá-la sua amada que resiste mais depois cede e recomeça este relacionamento de novo .
    A tecnologia está cada vez mas presente na vida da ser humano , em uma sociedade que está cada vez mas globalizada, e dependente. Uma era que é capaz de mexer com a mente do ser humano.

    ResponderExcluir
  10. A produção Brilho Eterno de uma mente sem lembranças retrata as possibilidades que a tratamentos tecnológicos oferecem para deletar memórias indesejáveis mapeando o cérebro do individuo e excluindo-as. O filme faz uma comparação entre homens e computadores na qual as memórias humanas fossem como informações descartáveis, aludido o homem á uma máquina eletrônica.Joel dribla a máquina inventando memórias falsas, e conservando as verdadeiras. A neurociencia diz-nos que a memória é um conjunto de ligações entre grupos de neurónios que participam no processo de codificação. Este processo pode tomar parte em diferentes partes do cérebro. Ligações neurais atravessam diferentes partes do cérebro, quanto mais fortes as ligações, mais forte a memória. Partindo do principio de que a tecnologia é manipulável este advento tecnológico poderia sim ser de grande-valia em casos de traumas em crianças ou em adultos bem acentuados por exemplo,mas, também poderia ser usado para roubar informações importantes como senha de bancos ou segredos de estado e etc.A questão não é a tecnologia, mas sim, o fim que damos a ela.

    ResponderExcluir
  11. Este filme mostra como a ciência juntamente com a tecnologia pode mudar a vida de uma pessoa, onde o ser humano não quer mais ter o trabalho de pensar nem esperar um determinado tempo para ter ou esquecer aquilo que não os faz bem, é o caso do casal Joel e Clementine que depois de terminar o relacionamento decidem esquecer um do outro, mais não consegui esperar com o tempo pra que isso ocorra naturalmente, e Clementine acaba optando pela manipulação cerebral , uma forma de ter toda lembrança com seu ex apagada rapidamente sem esperar que isso ocorra naturalmente.
    Com isso é visível a preferencia mais uma vez da tecnologia juntamente com a ciência, isto por essas oferecer tudo de maneira mais fácil e rápida, tornando assim o ser humano ainda mais dependente da tecnologia para tudo, para pensar e ate mesmo esquecer aquilo que não se deseja mais lembrar.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O filme " Brilho eterno de uma mente sem lembranças", mostra a história de Joel e Clementine, que depois de terminarem o relacionamento, ela não queria curar essa dor com o tempo, então resolveu recorrer a tecnologia para isso. Através de um tratamento por manipulação cerebral ela apaga as lembranças do seu ex.
    Esse filme mostra como a ciência e a tecnologia podem interferir na vida das pessoas, nos levando a pensar: até onde pode ir a tecnologia?

    ResponderExcluir
  14. O filme brilho eterno de uma mente sem lembranças conta a história de Clementine que quer esquecer seu ex-namorado Joel, e para isso se submete a um tratamento experimental que apaga todas as lembranças dos momentos ruins que passaram juntos. Até quando ele percebe que foi deletado do passado de Clementine e resolve fazer o mesmo, Joel precisa relembrar toda sua história com ela e na medida em que as lembranças vêm à tona é que elas podem ser apagadas. Essa é realmente uma possibilidade incrível que a tecnologia os oferecem para deletar memórias indesejáveis, mapeando o cérebro das pessoas e excluindo esses tais problemas, angústias e dores e que talvez a neurociência possa explicar. No entanto vários fatores devem-se ser questionados, como por exemplo: Será que na vida real esse sistema poderá ser utilizado? Esse sistema realmente seria bom? Pois é, ao meu ver isso não é tão simples quanto parece, pelo fato de que não podemos nos comportar como “máquinas”, além de que se fosse tão fácil e prático como se mostra, as pessoas fariam tudo e depois excluiriam da memória como um HD de computador, ai vem a pregunta: Não é com os erros que aprendemos? Então, apagando isso da memória eu acredito que os humanos não aprenderiam nunca com seus erros.

    ResponderExcluir
  15. O filme Brilho Eterno de uma mente sem lembranças, se passa quase que inteiramente na mente de Joel Barish, personagem de Jim Carrey, e retrata a possibilidade real de que pessoas possam simplesmente apagar da memória lembranças indesejáveis, sempre que quiserem o que termina acontecendo com Joel, que decide eliminar as lembranças de sua namorada, Clementine (Kate Winslet), após terem uma briga e descobrir que ela apagava ele de suas memórias. Movido por vingança e raiva de ter sido eliminado, Joel decide fazer o mesmo com Clementine - para seu posterior desespero. O filme então se transforma numa grande jornada pelos momentos, felizes ou não, de Joel e Clementine. Se de início as lembranças apenas se repetem, aos poucos o próprio Joel toma consciência dentro de sua própria mente.
    Essa é uma forma clara de amor não resolvido e que a tecnologia está ali pra tentar afastar ou juntar duas pessoas que por algum motivo teve um momento de decepção. A tecnologia pode juntar muitos casais mais tbm pode separa ao ponto de eliminar da mente uma pessoa que um dia já foi amada. Essas reflexões tentam nos dizer como deve ser tratada a tecnologia e o amor.

    ResponderExcluir
  16. O texto “DO AMOR EM TEMPOS DE INTERNET: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES AMOROSAS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA” aborda questões de quanto a tecnologia pode influenciar nas relações amorosas, a ponto de torná-las algo completamente diferente do que antes haviam sido. No filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” o personagem Joel não consegue demonstrar novos sentimentos que sejam capazes de intensificar a sua relação com Clementine.

    Após uma briga conjugal, é perceptível a forma com que a tecnologia pode alterar a vida dos personagens. Isso porque Clementine decide extinguir Joel de sua vida através de uma lavagem cerebral, ou seja, a personagem decide esquecer a história que tiveram juntos, os momentos que viveram, dentre outros. No texto fica evidenciado o fato de que há uma influência bastante significativa da tecnologia nas relações sociais, principalmente quando um individuo tem que lidar com o fracasso em suas relações amorosas.

    ResponderExcluir
  17. A ficção cientifica a cada dia mais vem invadindo o mundo dos filmes exemplo deste é o filme “Brilho eterno de uma mente sem lembrança”, este conta a historia de um casal que já se relacionaram a tempos atrás, porém por conta de alumas atitudes acabaram se separando e a mulher acaba optando por acabar com as lembranças desta história, mas ai eles se encontram novamente no futuro.
    O avanço tecnológico mostrado no filme mostra um futuro que é possível alterar nos sentimentos e lembranças dos outros, proporcionando assim uma lembrança seletiva. Entretanto isto pode ser perigoso, isso porque na verdade aprendemos com nossas experiências e ela pode nos “proteger” dos nossos erros futuros.

    ResponderExcluir
  18. A tecnologia vem remodelando as relações sociais, criando meios de comunicação que tornaram raras as conversas cara a cara, as relações conjugais tornaram-se menos carregadas de sentimentos. No filme Brilho Eterno de uma mente sem lembranças, Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formam um casal que tenta fazer o relacionamento dar certo durante anos. Após o fracasso, Clementine se submete a um tratamento experimental que retira de sua memória os momentos vividos com Joel, que se frusta e decide fazer o mesmo. Porém ele desiste e o filme começa a se passar quase que inteiramente em sua mente. O filme é muito empolgante, por ser possível sentir o drama e a aflição de Joel na luta com as suas memórias, revivendo e criando acontecimentos em sua mente, torna-se inevitável não torcer por esse romance. O filme aborda uma nova remodelagem trazida pela tecnologia onde as pessoas podem apagar da memória lembranças indesejáveis quando quiserem. O contraponto é a consciência de Joel de que apesar de dolorosas, essas lembranças fazem parte de sua vida e por isso devem ser mantidas vivas.

    ResponderExcluir
  19. O filme traz a temática da tecnologia intervindo na vida pessoal das pessoas. Onde a fim de resolver problemas pessoais essas recorrem a processos tecnológicos.
    No momento em que Clementine vai à empresa New York City Lacuna para apagar as lembranças do relacionamento em que não estava mais satisfeita, teve como conseqüência uma intervenção total na relação amorosa que tinha com Joel.
    O filme mostra que um problema que poderia ser resolvida de maneira simples foi para o campo da ciência, o que mostra como as relações sociais podem ser afetadas pela tecnologia. Caso esse tipo de tecnologia fosse disponível às pessoas, muitas delas fariam um uso exagerado por acharem que não são capazes de resolver e suportar os impasses que tem em suas vidas.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” é um filme do gênero drama romântico e ficção científica, no qual conta a história de Joel e Clementine, um casal com personalidades diferentes e que depois de dois anos de relacionamento resolvem se separar. Clementine contrata a empresa New York City Lacuna para realizar a remoção das lembranças do seu relacionamento passado. Ao saber disso, Joel fica arrasado e resolve fazer o mesmo.
    No final do filme eles se encontram novamente e se sentem atraídos um pelo outro, então tentam começar um relacionamento de novo.
    A dissertação “Do Amor em Tempos de Internet: Análise Sociológica das Relações Amorosas Mediadas pela Tecnologia” de Carlize Nascimento, fala sobre a sociabilidade amorosa mediada pela tecnologia eletrônica. É interessante observar que ao mesmo tempo que a tecnologia aproxima as pessoas também as distanciam de algum modo. No caso do filme foi usada a tecnologia para remover as lembranças dos indivíduos.

    ResponderExcluir
  22. O filme que parecia futurista para muitos, hoje já pode ser realidade, isso por que cientistas tem feitos testes com camundongos e conseguiu apagar a mente destes, estes experimentos consistem em um passo mais próximo para um dia alterar e reduzir traumas em humanos. No filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças, Clementine Kruczynski, personagem interpretada pela atriz Kate Winslet, contrata os serviços da empresa Lacuna Inc., capaz de apagar seletivamente as memórias de um relacionamento amoroso fracassado. Ao descobrir o que sua ex-companheira fez, Joel Barish (Jim Carrey) busca o mesmo serviço, mas se arrepende durante a realização do procedimento e faz de tudo para manter viva em sua mente a lembrança de Clementine. Notamos o poder da ciência que o que parecia improvável, hoje já está mais próximo de acontecer.

    ResponderExcluir
  23. A possibilidade de esquecer é a premissa central do filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. É nesse contexto que o Dr. Howard Mierzwiak, um cientista que conseguiu sucesso ao criar um sistema que permite mapear a memória e, a partir disso, apagar rotas indesejadas que se definem na arquitetura da mente, entra na vida de Clementine. Ela procura a clínica que promete o esquecimento milagroso e apresenta as justificativas necessárias para realizar o procedimento. Assim, Joel passa a ser apenas um espaço apagado em sua memória, um espaço disponível para ser ocupado por novas lembranças, novos amores. E enquanto assistimos a tudo isso com aquela sensação de estarmos vendo mais um filme de ficção científica, pesquisas, como as citadas a seguir, são apresentadas cada vez com mais frequência em sites especializados ou, de forma mais superficial, na mídia de uma forma geral.

    ResponderExcluir
  24. O filme apresenta elementos importantes que vem constituindo a sociedade atual ao ponto que as relações vêm sendo interferidas pelo desenvolvimento das redes sociais que está cada vez mais se atualizando e se tornando o melhor amigo do homem, deixando de lado o amigo, companheiro físico. As relações nas redes sociais passam há crescer cada dia mais devido ao fato de trazer mais segurança na hora de conhecer ou fazer amigos. O fato de podermos criar um caráter, personalidade, status social, além de aparência física, faz com que não sejamos julgados pela sociedade ou por um grupo, pois eles não saberão as limitações que a pessoa possa ter e a mesma se livra do estigma que poderia ocorrer no momento de um encontro pessoal. Assim, as pessoas se apegam cada vez mais ao mundo virtual, sabendo que ali ele não pode ser ferido... Ali ele pode ter o poder de inverter as coisas e esconder sua real identidade.

    ResponderExcluir